Luporini

  • Matriz - São Paulo: (11) 2105-5000 | Filial - Espírito Santo: (027) 3344-9192
  • SAC: (11)2105-5060 sac@luporini.com.br

História

1923

Em 1923 o mundo ainda se recuperava dos efeitos da Primeira Guerra Mundial (de 1914 a 1918) e encontrava-se perplexo diante da primeira experiência comunista, iniciada na Rússia em 1917. O Brasil vivia a efervescência cultural da Semana de Arte Moderna (1922) e política, decorrente do Tenentismo - movimento desses oficiais contra o governo Federal. No setor automotivo, os poucos carros que por aqui circulavam eram importados. Nesse cenário, Marcello Luporini, jovem oficial italiano que chegou ao Brasil no final da Guerra, decidiu criar o seu próprio negócio e assim nasceu a distribuidora Luporini, representante local da marca RIV, fabricante de rolamentos da Itália. Com uma loja de 9m² instalada na rua Evaristo da Veiga, no Rio de Janeiro, iniciou suas atividades comercializando rolamentos automotivos e industriais. O negócio foi tão bem sucedido que apenas em dois anos depois inaugurou foi inaugurada a segunda loja em São Paulo.

1930

1942

Os 15 anos seguintes foram de crescimento, com aquisição de imóveis para ampliação da área útil. "Quando sobreveio a Segunda Grande Guerra, em 1939, a Luporini já era nacionalmente conhecida, não somente no setor de rolamentos, mas também em autopeças, com uma renomada oficina mecânica e retífica de motores". Em 1942 a empresa iniciou as atividades de fundição com a produção de mancais para rolamentos e máquinas de mármore e granito, nascendo aí a Fundição Luporini. Logo após a Guerra o grupo foi nomeado representante da Fiat Automóveis e abriu sua primeira loja no Rio de Janeiro; em seguida foram criadas as filiais de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte.

1952

1963

A crise que atingiu o país em 1964, afetou os negócios de fundição, e o grupo reduziu suas atividades, ficando em operação somente a unidade de São Paulo. A Luporini retomou o crescimento a partir de 1986 na distribuição de autopeças e rolamento."O timoneiro da nova empreitada, Guido Luporini, diretor presidente do grupo, tornou-se figura carismática e reconhecida pelo mercado de autopeças, sendo participante de todas as atividades dos Sindicatos do ramo", enfatiza Sérgio Pires.

1997

Em 97, com a expansão do mercado de utilitários a empresa começou a importar e distribuir peças para veículos coreanos, somadas a outros grupos de peças de fábricas nacionais com as quais Guido Luporini, firmou parceria, como Dana, Dayco, FAG, Federal Mogul, INA, Sachs, Valeo, dentre outras de renome mundial, tornando a Luporini uma distribuidora de ponta. Conforme o diretor presidente, o direcionamento para a terceira geração Luporini, que já atua na empresa, é a de que se "priorize a compra de produtos das indústrias nacionais em substituição às peças importadas, e pratique o trinômio, segurança, qualidade e satisfação no atendimento aos seus clientes, trocando espelhos por vidros transparentes, premiando as vendas."

2013

"A Luporini deseja parabenizar seus antigos e atuais clientes, fornecedores e colaboradores, que fizeram e fazem com que 90 anos de atividades pareçam poucos em função da alegria de tê-los tido como companheiros nesta sua trajetória completa. Guido Luporini conclui afirmando que a Luporini está sendo preparada para os próximos 90 anos."

Apoio:
  • JUNTAS, COMANDOS, TUCHOS E RETENTORES
  • CORREIAS E TENSORES
  • BRONZINAS E BUCHAS DE BIELA
  • SUSPENSÃO
  • COMPONENTES DO MOTOR
  • SAPATAS DE FREIO
  • Componentes de vedação
  • LIMPADORES DE PARA-BRISAS
  • PASTILHAS E SAPATAS DE FREIO
  • JUNTAS
  • PASTILHAS E SAPATAS DE FREIO